Selecionei alguns tópicos que hoje faço quase instintivamente. Todos tem os seus porquês e são fundamentados em muito estudo, tentativas, erros e acertos. Afinal em webwriting, nada é por acaso.
Crie títulos interessantes
Em literatura a subjetividade é linda, em webwriting quanto mais objetivos melhores.
Lembro até hoje de um texto sobre redação que li na sexta série que se chamava “A morte da pílula azul piscina”. O texto era legal, passava o recado, sobretudo sobre essa coisa de dar asas à imaginação, seduzir e entreter o leitor.
Na internet, este título atrairia as pessoas erradas e, consequentemente, quem chegasse, sairia. Portanto, da próxima vez que pensar em criar um título poético, tente equilibrar com a objetividade. “Tecnicas de redação – Como redigir um bom texto”. seria bem mais simples, no entanto, muito mais eficiente.
Cuidados na edição
Textos muito curtos são rasos. Textos muito longos são chatos.
Na internet, tudo o que não nos agrada nas pimeiras cinco linhas, partimos pra outra. Ainda assim, alguns textos necessitam maiores explicações. Nestes casos, uma boa dica para os adeptos de textos maiores é a inserção de subtítulos. Podemos não só dar a oportunidade de reorganização das idéias, ao leitor, como reforçar e focar ainda mais o texto, tornando-o mais relevante e interessante para buscas.
Use imagens

É isso aí, o uso da imagem torna seu texto mais atrativo, tanto para os leitores quanto para os buscadores como o Google, ou até mesmo para ferramentas como Facebook e Pinterest. Crie o hábito de renomear suas imagens com o que elas são ou sugerem, assim, pessoas com deficiência visual – que também são seus leitores, clientes e consumidores – também acessam o seu site e saberão do que se trata a imagem. A isto chamamos de acessibilidade.
Não esqueça que a imagem escolhida deve ajudar no fluxo da narrativa ou notícia, e não quebrá-la.
Créditos a quem é de direito
Isso é importantíssimo. Se aquele texto te inspirou, cite-o! Se a imagem do fulano é perfeita para ilustrar seu texto, não esqueça de dar os créditos. Se a imagem tem direito autoral, peça autorização ao detentor destes direitos. Ou use imagens “royalty free” ou com licenças Creative Commons que permitam o reuso da imagem. Muitas vezes, basta que se dê o crédito ao autor para usar estas imagens.

Para finalizar, nossa última dica: só a experiência e prática trará o conhecimento. Pratique e escreva já!
A 2ACES é especialista em projetos de conteúdo e colaboração e pode lhe ajudar desenvolvendo conteúdo em texto, imagens e vídeo de seu projeto ou treinamendo sua equipe de WebWriting. Entre em contato!