Resumo Dicas Para Seu Site: Hospedagem
- Clientes e amigos estão descontentes com provedores de hospedagem brasileiros
- Principais problemas: site instável, serviço caro e, principalmente, suporte e relacionamento MUITO ruim.
- Clientes e amigos nos perguntam onde hospedar os sites deles
- Sugestão para sites e blogs pequenos e Blogs: Dreamhost Web Hosting (Básico)
- Sugestões para sites e blogs maiores e aplicações/plataformas: Dreamhost VPS + Cloudflare, Dreamhost VPS + Amazon Cloudfront.
Prossiga para o post completo, logo abaixo.

Dicas da 2ACES Para Seu Site: Hospedagem
Uma pergunta que recebemos de muitos clientes em projetos onde não cuidamos de aspectos técnicos e também de muitos amigos e leitores de nossos projetos A Vida Secreta e Wikibier é: onde hospedar meu site, meu blog, meu portfólio?
Enquanto muitos deles são novos em ter site, muitos já tem sites há um bom tempo, mas estão muito descontentes com a qualidade de serviço do seu provedor atual. De uma forma geral, de cada 10 pessoas que conhecemos com sites hospedados em provedores do Brasil, 5 estão querendo mudar imediatamente, 3 estão começando a considerar mudar e os outros 2 estão indiferentes. Ninguém está contente.
E isto acontece com vários provedores como Locaweb, UOLHost, etc. As reclamações são sempre as mesmas: o site cai com frequência, é caro, o suporte é ruim, lento ou não fala minha língua. Geralmente, a parte de relacionamento com o cliente e suporte ruim é a que mais pega nas reclamações.
E a nossa experiência com estes provedores, em projeto próprios e para clientes, também nunca foi muito boa.
Nenhum provedor é perfeito e funcional 100% do tempo a contento. Nós mesmos já tivemos problemas com o nosso atual, mas no geral, achamos a Dreamhost melhor que as outras opções.
Tenha em mente que em hospedagem de sites e servidores, você recebe pelo que você paga, como em quase tudo na vida. A analogia “hospedagem” não é a toa. Pense em hotéis: você espera de um hotel barato o mesmo que um caro? Espera que o preço de um hotel de luxo seja o mesmo de um mais simples? Pois.

Hospedagem de Sites e Aplicações da 2ACES ou de Clientes
Em nossos projetos e a maioria de sites e projetos para nossos clientes se enquandra numa destas possibilidades:
- Dreamhost Web Hosting (Básico)
- Dreamhost VPS + Cloudflare, Dreamhost VPS + Amazon Cloudfront.
Como já dissemos, nosso provedor preferido é a Dreamhost. Tem um bom preço, um custo benefício excelente, um portifólio bacana de serviços e o atendimento costuma ser muito bom. Como dissemos, já tivemos problemas com eles, mas, no geral, achamos a melhor opção hoje.
O suporte no plano básico é por e-mail ou sistema de registro de ocorrência online (você informa e eles vão responder em um tempo X), no plano VPS (Virtual Private Server) também tem chat online 24/7 e no PS (Private Server) também chamadas telefônicas e é EM INGLÊS.
O sistema de suporte online é fácil, amigável e a resposta costuma ser eficiente e vem em língua de gente que mesmo em inglês, costuma ser melhor que dos provedores brasileiros em português. Aliás, o formulário te permite informar a gravidade do problema e seu nível de conhecimento de forma surpreendente, bem humorada, mas curiosamente, precisa (Confira aqui).
Além disso, a Dreamhost neutraliza toda sua emissão de carbono causada por seus serviços e servidores. Uma hospedagem verde, digamos assim.
Dito isto, vamos examinar algumas sugestões, baseadas na nossa experiência.

Hospedagem para sites e blogs pequenos e Blogs: Dreamhost Básico
Ideais para blogs e sites portfólios, pessoais ou de profissionais liberais e empresas que não sejam de web e nem gerem muito conteúdo ou tenha tráfego muito grande.
Dreamhost Web Hosting Shared
É um plano de hospedagem compartilhada – como a maioria dos planos de hospedagem da Locaweb, UOLhost e afins. Mas é praticamente ilimitado a um preço muito menor que os concorrentes brasileiros.
O suporte costuma ser muito rápido e o plano custa apenas 119 dólares por ano e tem desconto para contratação por 2 anos. Sai menos de 10 dólares por mês, o que já é mais barato que a maioria dos planos básicos das opções brasileiras. Muito mais, por muito menos.
Sugestões para sites e blogs maiores, aplicações e plataformas: Dreamhost VPS
Se o site ou blog tem mais tráfego, conteúdo mais complexo e multimídia ou você tem necessidades específicas de configuração e softwares. Ou se pretende criar ou hospedar uma aplicação de CRM, ERP e afins para sua empresa ou plataforma colaborativa, comunidade, etc, então você deve pensar em contratar um VPS – Virtual Private Server (Servidor Privado Virtual) ou , se for mesmo parruda, um PS (Private Server).
Dreamhost VPS (Virtual Private Server)
O primeiro é um servidor privado virtual, não chega a ser uma máquina específica e separada, mas você compartilha uma máquina configurada para melhor performance com menos clientes e você tem acesso como usuário root para instalar e desinstalar programas, fazer alterações de configurações de software e hardware que não pode num plano normal, que incluir configurar módulos do servidor, aumentar memória e afins. Além disso, usa máquina separada para bancos de dados, aumentando estabilidade e performance.
Você paga pelo tamanho de memória e recursos de máquina que usa, pode ir de apenas 20 dólares mensais a várias centenas de verdinhas, depende de como você configura.
Dreamhost Private Server
Já um PS é um servidor físico, uma máquina, específica para você, e também varia conforme configuração. Aqui, você tem a máquina limpinha e precisa instalar praticamente tudo. É sua responsabilidade instalar, configurar e gerenciar esta máquina, inclusive a segurança.
Para isto, ou você terá um administrador/desenvolvedor experiente tomando conta disto, ou vai contratar uma empresa ou profissioal para fazer isto para você.
Quando bem utilizada, bem configurada e arquitada, esta opção te permite sites e aplicações muito rápidas e parrudas e suportando um tráfego alto a um preço bem competitivo.
CDN e Proxy Reverso: Cloudflare e Amazon Cloudfront
Qualquer que seja sua opção de hospedagem, um conselho que damos é usar algum sistema CDN (Content Delivery Network ou Rede de Entrega de Conteúdo) e/ou Reverse Proxy (Proxy Reverso) para melhorar a performance do site e usar menos recursos de seu plano de hospedagem ou servidor privado.
CDN – Content Delivery Network
De forma rápida, um CDN é um serviço que espalha cópias do conteúdo de seu site em servidores pelo mundo todo, geralmente imagens e scripts que não mudam com frequência, fazendo com que o usuário receba estes arquivos da máquina mais próxima fisicamente dele – diminuindo o tempo de download e carregamento de um página – e evitando que aquele arquivo seja baixado de seu servidor, o que economiza ciclos de processador e memória de sua máquina (e você paga menos por mês).
Como analogia, imagem que se você tem apenas um notebook com o navegador com várias abas abertas e usando vários programas como Photoshop, Word e excel funcionando, ele vai ficar muito lento e travar. Mas se você faz cada uma das tarefas em uma máquina, dificilmente terá problemas
Existem opções pagas e gratuitas. As gratuitas tem uso ou funcionalidades limitadas mas funcionam bem para muitos blogs e sites simples. As pagas costumam ter um preço baseado na quantidade de uso e tem um bom custo/benefício.
Acaba compensando em relação à gastos extras em seu servidor próprio e diminui o risco do site ficar fora do ar.
Nossas sugestões: MaxCDN e Cloudflare
Proxy Reverso
Proxy, grosseiramente falando, é um intermediário entre duas máquinas. Uma pedindo conteúdo e outra servindo conteúdo.
Geralmente, em redes corporativas, são usados para economizar banda na conexão com a internet. Por exemplo, numa empresa de 500 funcionários, onde todos acessam a Home do Google, o proxy pega a página do Google, guarda uma cópia no primeiro acesso e toda vez que alguém tenta acessar o Google, ele serve a cópia, ao invés de fazer com 500 pessoas se conectem à internet ao mesmo tempo.
O proxy reverso, é mais ou menos a mesma coisa, mas neste caso, é um serviço intermediário entre o site que usa o serviço, e seus usuários/leitores. O dono do site usa o serviço de proxy (por exemplo, Cloudflare) e toda vez que um usuário acessa uma página, o proxy guarda uma cópia (cache), e todo mundo que tentar acessar esta página, num determinado período, acessa a cópia, evitando assim em fazer mais um requisição no servidor original, economizando memória e processamento – e dinheiro – com isto.
Nos nossos projetos, usamos Cloudflare tanto para CDN como para Proxy Reverso. Tem plano gratuitos que funcionam bem para sites pequenos, e opções acessíveis para sites maiores.
Vale a pena
Considerações Finais
Hoje é relativamente muito fácil e barato registrar um domínio, contratar uma hospedagem e instalar um sistema de gerenciamento de conteúdo, mas como dissemos lá em cima, você tem aquilo que paga. Gastar um pouco mais, muitas vezes, compensa.
Fazer é até relativamente fácil, mas fazer bem feito, gerenciar e dar a devida manutenção é outra história. Ainda mais difícil é fazer tudo isto de forma que agregue valor à uma estratégia de negócios ou comunicação. Sendo assim, considere com carinho a idéia contratar um profissional ou empresa para tocar esta parte tecnológica para você ou seu negócio, e você se concentra naquilo que sabe fazer: escrever, opinar, criar, fabricar, prestar consultoria, consertar, etc.
E é isso. Se tiverem alguma dúvida, entrem em contato conosco via o blog, e-mail, no Twitter ( twitter.com/2AcesConteudo ) ou no Facebook ( facebook.com/2AcesConteudoeEstrategia )
‘braços
RT @2AcesConteudo: Dicas Para Seu Site: Hospedagem. Respondendo às perguntas de amigos e clientes http://t.co/FXVQf8HY
RT @2AcesConteudo: Dicas Para Seu Site: Hospedagem. Respondendo às perguntas de amigos e clientes http://t.co/FXVQf8HY