Case: Lamas Brewshop

home do site lamasbrewshop.com.br
home do site lamasbrewshop.com.br

Quando você faz parte de um setor em franco crescimento, é importante que seja encontrado facilmente ao ser citado. E ter um site lento ou fora do ar pode trazer muitas dificuldades para seu negócio.

Este era o problema enfrentado pela Lamas Brewshop, uma loja de insumos para a fabricação caseira de cerveja, que foi socorrida pela equipe da Clínic2a – Terapia para WordPress.

home do site lamasbrewshop.com.br
home do site lamasbrewshop.com.br

O paciente e os sintomas

O empreendimento é tocado por cervejeiros empreendendores que fazem parte da história da cerveja artesanal no Brasil, setor que vem crescendo intensamente nos últimos 10 anos.

Os Lamas estavam enfrentando problemas em seu site institucional, que serve para gerar tráfego para o Ecommerce e também é parte importante na operação offline da empresa, que tem 3 lojas físicas em Belo Horizonte (MG), Campinas e São Paulo (SP) e participa de diversas feiras e eventos do setor.

Mesmo tendo poucas páginas e separado do Ecommerce, o site estava muito lento e ficava fora do ar com frequência, especialmente quando o tráfego aumentava (mesmo que fosse um aumento pequeno).

O diagnótico e o tratamento

Analisando os sintomas, o “estilo de vida” do paciente, e os resultados de exames simples, ficou claro para nós que além de um problema de performance de servidor, havia uma série de problemas menores típicos em sites de pequeno porte.

os testes do site da Lamas Brewshop antes da otimização
os testes do site da Lamas Brewshop antes da otimização

O tramento inicialmente sugerido foi bem típico, dividido em 3 partes:

  • Migrar o site, que estava num hospedagem compartilhada, para a WPEngine, um serviço especializado e “tunado” para WordPress.
  • Reconfigurar plugins e temas para evitar conflitos e uso desnecessários de recursos.
  • Melhorar o uso de scripts, imagens, fontes e outros recursos estáticos.

Infelizmente, por diversos motivos, os Lamas não poderiam migrar o site naquele momento e o primeiro ítem foi vetado e informamos ao cliente que isto faria com que a otimização fosse bem mais limitada.  Mas mesmo com compreensão do cliente desta limitação, nos colocamos o desafio de encontrar meios de compensar estes limites.

Com isso, nossa equipe se dedicou aperfeiçoar as atividadades típicas de otimização de sites:

  • Pesquisamos novas configurações e a substituição de plugins e temas.
  • Desenvolvemos procedimentos inéditos.
  • Criamos um plugin específico para o site, onde customizamos ou substituímos diversas funções do WordPress e de plugins por alternativas mais rápidas.
  • Testamos exaustivamente novas ferramentas e metodologias para otimização dos recursos estáticos como javascripts, arquivos de estilo (CSS), fontes e imagens.

Os resultados do tratamento

os testes do site da Lamas Brewshop pós da otimização. Ganhos de 3 a 4 vezes.
os testes do site da Lamas Brewshop pós da otimização. Ganhos de 3 a 4 vezes.

Como resultado deste trabalho, o site da Lamas Brewshop não sai do ar há um bom tempo (normalmente, quando acontece, é por problema na hospedagem), o consumo de banda do servidor caiu para aproximadamente a metade do que era antes e o site ficou mais rápido:

  • A home page passou de um Speed Index de 9197  para 3611 (quanto menor, melhor) e tempo de carregamento passou de quase 15 segundos para 4,362s, um ganho de 3 vezes.
  • O painel de controle de WordPress, que levava diversos segundos para carregar as páginas, ficou muito 4x mais rápido.

Perguntado sobre os resultados do tratamento, David Figueiras, sócio da Lamas Brewshop, disse:

Todo o serviço superou nossas expectativas, tanto em desempenho quanto em custo alocado. Pensávamos que teríamos de desenvolver um novo site e com as otimizações feita economizados um bom recurso. Com certeza recorreremos mais vezes a equipe da Clínic2a.

Definitivamente, um resultado que vale brindar com uma boa cerveja. Saúde!