Black Friday/Cyber Monday: Otimize seu e-commerce em WordPress – Parte 1

um grupo de patos à beiro da água
Vôo como o superhomem, corro como o Usain Bolt e nado como o Michael Phelps. Só que não! #SQN
Multidão em rua, entre barracas de camelôs e lojas
Black Friday e Cyber Monday é como a 25 de Março elevada a milésma potência (Foto: Wikicommons)

atualizado: o Google Apps For Work está com 30% de desconto por tempo limitado. Clique aqui para assinar.

Durante a Black FridayCyber Monday, um número gigantesco de consumidores faz suas compras em e-commerces de diversos portes. E para empreendedores digitais com e-commerce em WordPress não perderem vendas, garantir a estabilidade e velocidade de seu site é tão importante quanto garantir bons preços, estoque, ampla divulgação e atendimento de qualidade.

Para ajudar estes empreendedores, a equipe da Clínic2a – Terapia Para WordPress, nosso serviço de otimização de sites, preparou uma série de posts para ajudar PMEs (Pequenas e Médias Empresas) preparem seus sites para Black Friday, CyberMonday, compras de fim de ano e outras datas importantes do comércio.

O primeiro post da série você lê abaixo, com os outros sendo publicados ao longo do dia e na próxima segunda-feira.

Confira, otimize, e venda!

E-commerce em WordPress: cada coisa em seu lugar

Se você quer segurança, performance e estabilidade no seu site, é preciso ter um pensamento realista e profissional baseado nas seguintes premissas:

  • cada necessidade pede uma solução diferente.
  • não se economiza em qualidade
  • quem faz muita coisa, provavelmente não tem excelência em nenhuma delas (Síndrome do Pato)
um grupo de patos à beiro da água
Voamos como o superhomem, corremos como o Usain Bolt e nadamos como o Michael Phelps. Só que não! #SQN (foto de Katdaned no Flickr)

Sendo assim, é fácil concluir que não existe hospedagem de alta performance, serviço de email, newsletter e aplicativos de alta qualidade, tudo no mesmo lugar com preços baixos.

Para um empreendedor sério com site de e-commerce em WordPress, isto significa deixar de manter seu site em hospedagens baratas com pacotes incluindo dezenas de outros serviços e optar por hospedagem especializada em WordPress como a WPengine.

Significa também usar e-mails em serviços dedicados como o Google Apps (emails, documentos, planilhas e arquivos na nuvem) e enviar newsletters e email marketing via serviços como o Mailchimp.

Usar estes serviços separados tem preços mais altos que os serviços compartilhado que as opções que dizem oferecer tudo. Mas quando você coloca na ponta do lápis o tanto de dor de cabeça que evita, o valor da tranquilidade em manter sua loja online e o quanto vai poder ser dedicar a seu negócio e a não a questões técnicas, fica claro que o barato sai caro.

Você deve ter notado que os serviços sugeridos são gringos. A razão é que a relação custo/benefício destes serviços  mais do que compensa quando comparada com a qualidade dos produtos e do suporte da maioria dos concorrentes brasileiros mesmo pagando em dólar.

Gostaríamos que fosse diferente e nossa equipe está testando alguns novos serviços aqui no Brasil, mas até a data deste post, estes são os serviços usados em projetos próprios e para clientes da 2Aces, e são os que recomendamos na Clínic2a – Terapia para WordPress.

E-commerce em Wordpress: Hospedagem

Se você guardar apenas uma dica, que seja esta: Hospede seu site na WPengine, a melhor hospedagem para WordPress.

Em hospedagens compartilhadas tradicionais, o baixo preço e a míriade de serviços e aplicativos no pacote são atrativos fortes, mas que normalmente se revelam problemas para quem precisa ter um site confiável e estável:

  • cada software a mais ativo no mesmo servidor é mais carga de processamento e memória, comprometendo performance;
  • cada programa pode esconder diversas brechas de segurança e bugs;
  • um servidor configurado para atender tantos softwares diferentes dificilmente tem performance excelente em qualquer um deles;
  • uma equipe de suporte que precise saber sobre dezenas, centenas de softwares, configuração de email, etc, provavelmente não é especialista em nada importante. Pode ter um ou outro especialista, mas na média geral, é deficiente;
  • a hospedagem precisa de uma estrutura cada vez mais maior, complexa e cara para dar conta destes desafios todos, o que encarece o serviço.
close de mulher usando óculos com texto sobreposto
WPengine, imbatível para hospedar sites de conteúdo, portais e e-commerces em WordPress

Já ao migrar o site para WPEngine você terá melhora significativa de velocidade, escala e estabilidade pois tudo lá é “tunado” para WordPress, da tecnologia à pessoas, pois eles têm um suporte incrível, que entende muito de WordPress. Além disto estão aperfeiçoando a plataforma constantemente, disponibilizam um plugin de migração que torna o processo bem mais fácil e tudo no painel de controle é fácil e rápido d fazer (incluindo backups com segurança).

Vá de plano profissional (99 dólares/mês), que já vem com CDN (Content Delivery Network, que melhora muito a velocidade do site), suporte à certificado SSL de terceiros — que permite levar seu certificado SSL atual–, e comporta mais tráfego em até 10 instalações de WordPress (cada site equivale a uma instalação).

Aproveite que durante a Black Friday até a Cyber Monday, tem promoção de 30% de desconto no primeiro pagamento e contrate plano anual, que te dá 2 meses grátis. Ou seja, se fizer o plano anual, o primeiro ano sai com quase 5 meses grátis.

se em 60 dias você não estiver satisfeito, eles devolvem o que foi pago.

Clique aqui para assinar WPEngine

Para a migrar você vai precisar de um servidor de DNS para apontar o seu domínio para a WPEngine. Se optar por permanecer com seu e-mail no seu provedor atual, estas configurações ficam no painel de controle da hospedagem. Se optar por seguir nossa próxima dica e passar a usar o Google Apps para seu e-mail, vai precisar de um serviço como o Cloudflare para estas configurações e basta nos enviar um e-mail em contato@2aces.com.br que te respondemos com um guia de como fazê-lo. Se precisar de ajuda, a equipe da Clínic2a – Terapia para WordPress efetua o serviço de migração.

Observação: após migrar o site, envie uma mensagem ao suporte da WPEngine e solicite que todas as páginas ligadas à conta de usuário, carrinho e checkout sejam excluídas do cache para evitar que informação de um cliente apareça para outro.

E-commerce em WordPress: Google Apps para email e colaboração

Google Apps for Work é a versão profissional de aplicativos Google como Gmail, Google Docs (o “Word e Excel” deles), Drive (backup de arquivos na nuvem), a excelente Google Agenda (Google Calendar), etc.

Usamos Google Apps na 2Aces para tudo, pois a qualidade dos aplicativos e as funcionalidades colaborativas nos permitem trabalhar de forma produtiva e ágil em praticamente qualquer lugar do mundo que tenha uma conexão.

Site do Google Apps for Work
Gmail, Google Docs e Drive para você trabalhar com tranquilidade de qualquer lugar do mundo

Além de versões customizadas dos aplicativos, o Google Apps tem controle centralizado de usuários, segurança, custos, espaço utilizado, etc, a apenas 5 dólares/usuário por mês (20% de desconto para pagamentos anuais).

Clique aqui para  fazer um teste gratuito por 30 dias doGoogle Apps For Work com 30% de desconto por tempo limitado

Depois de assinar, você vai receber instruções para alterar as configurações de DNS de seu domínio de forma que todos os e-mails apontem para os servidores Google. Assim como no caso da hospedagem, sugerimos o uso do Cloudflare para isto e, caso tenha dificuldades, basta nos enviar um e-mail em contato@2aces.com.br que te respondemos com um guia de como fazê-lo.

E-commerce em WordPress: Mailchimp para Email Marketing e Newsletter

Quase todo as as hospedagens comuns vêm com pacotes de email marketing e newsletter, mas recomendamos que você utilize um serviço externo especializado.

Existem diversas opções, tanto no Brasil quanto gringas, mas em nossos projetos não abrimos mão da qualidade e poder do Mailchimp.

Página de entrada do site do Mailchimp
Mailchimp tem as melhores funcionalidades de email marketing para seu ecommerce (e o mascote mais bonitinho!)

Com uma política de preços bem competitiva e flexível, o serviço é mais que simplesmente um forma de disparar emails e, com uma interface amigável, e uma série de ferramentas inteligentes, incluindo para automação de comunicação, faz às vezes de um sistema de CRM simples, mas muito útil.

É disparado o serviço de email com o maior número integrações com o WordPress, Woocommerce e outros plugins e serviços. E o melhor é que conta com um plano gratuito (mas um pouco mais limitado) para quem tem até 2.000 assinantes no mailing.

Clique aqui para criar sua conta gratuita no Mailchimp.


Tomando cuidado com estes 3 ítens, seu e-commerce em WordPress já estará mais preparado para receber grande tráfego e atender adequadamente os clientes.

Não perca a próxima parte, com dicas de como escolher e configurar plugins e temas e outras ações práticas para sua loja online.

Boas vendas!

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *