Black Friday/Cyber Monday: Otimize seu e-commerce em WordPress – Parte 2

Tela do site de StudioPress mostra um dos temas
StudioPress produz alguns dos melhores temas para Wordpress

A equipe da Clínic2a – Terapia Para WordPress, criou uma série de posts para ajudar PMEs (Pequenas e Médias Empresas) preparem seus sites para Black Friday, CyberMonday, compras de fim de ano e outras datas importantes do comércio: Otimize seu e-commerce em WordPress.

Na sexta-feira publicamos a primeira parte da série, sobre hospedagem, serviços de e-mail e email marketing/newsletter. Agora, chegou a parte com sugestões de ações práticas para iniciar um processo de otimização do site e melhorar seu e-commerce em WordPress. Não é um guia completo de otimização, mas já tivemos casos em que estas dicas foram responsáveis por 80% do trabalho de otimização.

Tenha em mente que as dicas partem do princípio que você leu a primeira parte, adotou o mantra “Cada coisa em seu lugar. Hospedagem, email e email marketing pedem serviços especializados e separados.” e aceitou a sugestão de mover seu site para WPEngine.

Aproveite e boas vendas!

Ações para melhorar seu e-commerce em WordPress

Dica 1: Mova seu site para a WPEngine

Depois de contratar o serviço da  WPengine (30% de desconto hoje!) instale o plugin WPEngine Automated Migration e migre seu site para os servidores WPEngine. Se precisar de ajuda, a equipe da Clínic2a – Terapia para WordPress efetua o serviço de migração.

Dica 2: Ative o serviço de CDN

Se contratou o serviço profissional da WPengine, você já tem direito à CDN. Se contratou o plano pessoal, é preciso solicitar como opcional pago.

Para ativar a CDN, siga os passos abaixo:


Tela do painel da WPEngine mostra a página de instalação
selecione sua instalação, depois o menu CDN

Tela da opção CDN no painel WPengin
marque a opção enable CDN para todos os domínios.

Otimize imagens

Assine um serviço de otimização de imagens com plugin para WordPress. Sugerimos dois deles:

  • ShortPixel (clique aqui para assinar)
    Planos a partir 4,99 dólares, com plano gratuito para até 100 imagens/mês
  • Kraken.io (clique aqui para assinar)
    Planos a partir de 9 dólares para 2GB de imagens (microplano promocional de 5 dólares para 500mb de imagens)

Ambos os plugins para WordPress automatizam o processo de otimização, que pode ser acionando quando é feito o upload da imagem ou sob demanda, na biblioteca de mídia.

Temas e Plugins

Mantenha seus plugins, temas e o próprio WordPress atualizados. E pergunte-se sempre: “será que realmente preciso deste plugin ou um tema cheio de firulas?

Cuidado especial ao escolher temas. Evite comprar temas em marketplaces como Theme Forest. Prefira temas produzidos pela Automattic (empresa responsável pelo WordPress.com) ou de Theme Shops especializados como o StudioPress ou a ZigZagPress.

Tela do site de StudioPress mostra um dos temas
StudioPress produz alguns dos melhores temas para WordPress

Gostamos muito dos temas da StudioPress, baseados no framework Genesis. Muito bons do ponto de vista SEO, usabilidade, elegantes, leves (otimizados) e fáceis de serem extendidos/adaptados.

Os temas ZigZagPress também são baseados no framework Genesis, mas tendem a serem um pouco mais pesadinhos. Ainda assim, são boas opções.

 

Plugins para Woocommerce

Woocommerce é o mais utilizado plugin de e-commerce em Wordpress e o que utilizamos em projetos para clientes 2Aces. Conta com milhares de addons que o deixam ainda melhor e dão novas funcionalidades a ele.

Novamente, sugerimos cautela ao instalar plugins, principalmente os gratuitos. E o conselho dado para temas vale aqui também: evite comprar plugins em market places e prefira comprar (ou doar) direto com desenvolvedores reconhecidos ou empresas especializadas, como a Yithemes, que produz vários addons bem úteis e bem desenvolvidos, quase todo com versões gratuitas (embora as versões pro sejam MUITO superiores).

Alguns plugins que sugerimos:

Da YITH (Yithemes), todos com opções gratuitas e pro (pagas):

  • YITH Woocommerce Bulk Product Editing
  • YITH Woocommerce Compare,
  • YITH Woocommerce Dynamic Price and Discounts
  • YITH Woocommerce Label Variations
  • YITH Woocommerce Save for Late
  • YITH Woocommerce Wishlist
  • YITH Woocommerce Ajax Search

Clique aqui para aproveitar a promoção de Cyber Monday da YITH: 50% de desconto para compras acima de USD 199

tela de site mostra lista com plugins
Uma seleção de plugins para Woocommerce produzido pela YITH Themes

Estas são as dicas de hoje. Apesar de ser apenas o começo de um trabalho sério de otimização de performances e pageload já são suficientes para melhorar seu site de e-commerce em WordPress e torná-lo mais preparado para receber grande tráfego e atender adequadamente os clientes.

Na próxima parte, vamos dar mais algumas dicas para quem, por um motivo ou outro, não pode seguir nossa recomendação de migrar seu site para a WPengine. Fique atento!

Boa Cyber Monday e boas vendas.

1 comentário

Comentários estão encerrados.